terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Descoberta forma de paralisar a reprodução do vírus da Hepatite C

Experimentos apontaram para uma proteína essencial para o ciclo reprodutivo do vírus da hepatite C
Experimentos apontaram para uma proteína essencial para o ciclo reprodutivo do vírus da hepatite C


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 170 milhões de pessoas estão infectadas com a Hepatite C, e uma nova descoberta pode ajudá-las. Cientistas norte-americanos encontraram uma forma de neutralizar a reprodução do vírus, o que representa melhoria potencial no tratamento da principal causa de câncer de fígado nos Estados Unidos.

Os experimentos apontaram para uma proteína essencial para o ciclo reprodutivo do vírus da hepatite C (HCV) e os pesquisadores chegaram a uma versão sintética dessa proteína com potencial para destruir a habilidade reprodutiva do vírus. “Através da mutação em proteína utilizada pelo vírus da hepatite C para autorreplicação, cientistas concluíram que um bloqueio nessa proteína dificulta ou impede a replicação viral, descreve Ronaldo Costa, farmacêutico e tutor do Portal Educação.

Agora os pesquisadores preveem exames clínicos em animais para que o composto possa ser utilizado em humanos. A comprovação em humanos pode ajudar a amenizar os efeitos secundários da hepatite C. “A importância dessa descoberta é muito grande, inclusive os pesquisadores são sérios candidatos ao prêmio Nobel daqui a alguns anos, tendo em vista o número expressivo de mortes no mundo em função da hepatite C”, encerra Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário